VAMOS FALAR DE TPM?


TPM!! Uii!



Quem nunca sofreu com essa vilã que atire o primeiro mouse.

A TPM ganhou tanta notoriedade que a disfunção foi classificada em quatro grupos. A médica Maria Elizabeth Ayoub explica cada uma. Confira:

Tipo A: sua prevalência é de 65% a 75% e envolve sintomas como ansiedade, irritabilidade e tensão nervosa. Invista em alimentos ricos em vitaminas B6, E, magnésio e fibras.

Tipo C: atinge entre 25% e 30% e se caracteriza por aumento do apetite (incluindo, principalmente, o desejo de comer doces), fadiga, dor de cabeça e palpitações. A voracidade por doces e chocolates durante a TPM pode ser um sintoma clínico de deficiência de magnésio no organismo.

Tipo D: ocorre entre 25% e 30% das mulheres e, geralmente, se manifesta com depressão, choro, letargia e insônia. A vitamina B6 e o magnésio também atenuam os sintomas.

Tipo H: com incidência de 60% a 70%, pode causar retenção de líquidos, ganho de peso no período pré-menstrual, dores na barriga e nos seios. Se esse for o seu caso, inclua zinco, magnésio e vitamina B6 na dieta e evite os vilões sal, doces, álcool e gorduras animais.

Onde encontrar:


Vitamina B6 - Ela é encontrada no arroz integral, gérmen de trigo, aveia, amendoim, nozes, banana, batata, salmão, atum e fígado de boi.

Vitamina E - presente nos cereais integrais, nozes, castanhas, azeite de oliva, azeitona, óleos de soja, girassol e milho, gema de ovo e agrião.

Calcio - Encontrado no leite e seus derivados e vegetais de folhas verde-escuras.

vitamina D - encontrada em todos os alimentos citados. Sua função é auxiliar na assimilação do cálcio e do magnésio. Para completar, introduzir a gordura encontrada nos óleos de peixe marinho e frutos do mar.

Magnésio - Vegetais de folhas verde escuras.

Zinco - leguminosas, nozes, germe de trigo, cereais integrais, tofu e misso.

Materia tirada e resumida da revista Dieta Já.

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário