Enxaqueca ( dor de cabeça muito forte )



O que é?
A síndrome enxaqueca é clinicamente definida como uma cefaléia intensa, episódica e latejante, geralmente em um lado da cabeça. Supostamente, é de origem vascular.

Quais as causas?
Segundo estudos, 20% dos casos de enxaqueca estão relacionados a fatores nutricionais. Níveis elevados de lipídeos plasmáticos e ácidos graxos livres são fatores que predispõe à agregação plaquetária, redução de serotonina e aumento de prostaglandinas, tornando-se assim, fatores de desencadeamento de enxaqueca. Alguns estudos demonstram que a deficiência de magnésio pode representar um importante papel no desenvolvimento da enxaqueca no período menstrual e algumas evidências sugerem que a isoflavona, encontrada na soja, age como modulador dos receptores seletivos naturais do estrógeno, diminuído as crises.

Outros dois fatores que podem também contribuir para o desencadeamento de crises são a presença de Helicobacter pylorum (detectado através de endoscopia) e hipoglicemia reativa. As substâncias que causam modificações no tônus vascular, desencadeando as crises, são:
  • tiramina, presente no leite, queijos curados e ricota;

  • fenilalanina, presente em bebidas a base de cola e outros alimentos industrializados;

  • flavonóides enólicos e álcool, presentes no vinho tinto;

  • aditivos alimentares(glutamato de sódio, aspartame e nitrato de sódio), presentes no adoçante e temperos industrializados;

  • cafeína, presente no café, chá preto, chá mate e chocolates;

Além destas substâncias, outros alimentos também são responsáveis pelas crises, como frutas cítricas e alimentos gordurosos(como carne de porco, amendoim, nozes...). O mais adequado seria eliminar os alimentos suspeitos, para melhora do quadro, e em seguida reintroduzí-los aos poucos na dieta a fim de detectar os responsáveis.

O que se pode fazer?
Existe uma mistura de dois componentes que melhora muito estas crises, a água de coco, pois hidrata e repõe sais minerais e o gengibre em pó, que tem a função de diminuir o processo inflamatório, pois inibe a produção das prostaglandinas e conseqüentemente a dor. Deve ser ingerido um copo de água de coco (200ml) para uma colher de chá de gengibre em pó, após meia- hora a dor terá cessado ou pelo menos diminuído. Como prevenção, pode ser consumido em dias alternados.


E para rir um pouquinho...

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário