Aprendendo a comer

Todo mundo conhece alguém que está de dieta ou vai começar uma dieta na semana que vem. E emagrecer nem é tão difícil. A barra pesa - e a balança também - é na hora de manter o que se conquistou.
Por isso, o problema mesmo é fazer com que a perda de peso seja permanente. A maioria das pessoas vive no emagrece-engorda porque não modifica o comportamento em relação à comida.
Emagrecer e manter o corpo no peso ideal têm a ver com muito mais que uma dieta. O segredo é mudar os hábitos. Quer ver?

Comer e coçar...
Será que comemos sem querer, sem notar? O desejo de comer demais não é um comportamento geneticamente programado. É um hábito aprendido e muitas vezes funciona de forma inconsciente. O que se sabe é que esse ?aprendizado? começa na infância assistindo comerciais tentadores na TV e associando comida a compensações. Quer um exemplo? Qual o gordinho adulto que jamais foi uma criança premiada com um sundae (ou outra bomba calórica predileta) pelos pais? Assim, comer alimentos - salgados, gordurosos ou cheios de açúcar - vira hábito. E o adulto continua a usar essa fonte de premiação... e calorias.

* Em momentos de aborrecimento ou preocupação, a comida acaba sendo usada como distração. Isso forma um padrão de comportamento que precisa ser quebrado. Se toda vez que a televisão é ligada você pega um pacote de biscoitos, quebre esse hábito pintando as unhas ou até fazendo flexões.

* Pessoas gordas tendem a comer mais rápido do que as outras. Para o cérebro captar a mensagem de que a pessoa está satisfeita são necessários 20 minutos. Assim, quem comer depressa acaba ingerindo mais do que precisa.

Faça um diário
Descobrir o que faz você comer em excesso pode ajudar - e muito. Anote o que comeu e as circunstâncias em que o alimento foi ingerido. Lendo o diário, você vai acabar descobrindo que no domingo, 8 horas da noite, foi para a cozinha e comeu dois pedaços que sobraram do bolo da festa de sábado. Por puro tédio e sem nenhuma fome. Ou que saiu para jantar fora depois de passar por uma grande tensão e acabou comendo até pensar que ia estourar. Registrar quando e o que se comeu logo após enfrentar uma situação difícil, ajuda a pensar num comportamento que substitua o ato de comer sem fome.

Comendo...
- Para aliviar a solidão, a raiva ou qualquer outra emoção - pode optar por ouvir um CD, fazer meditação, ou sair para dar uma caminhada. Todas, boas alternativas para o ato de comer sem fome.

- Para diminuir o estresse no trabalho. Quem come doces, balinhas e pãezinhos pode, em vez disso, levantar da cadeira, andar um pouco, respirar fundo, dar uma olhada no arquivo e verificar se existe material obsoleto. Elaborar uma lista com três tarefas que precisam ser executadas e começar com a de número um.

- Para celebrar. Nem sempre se come (sem fome) por motivos negativos. Quem está feliz, vai a uma festa, reúne os amigos, pode "comemorar" no sentido completo. É claro que uma indulgência ou outra não vai arruinar nenhuma dieta.

Mas, cuidado: é melhor pedir uma porção de pizza para dois do que comprar uma que dá para 10 pessoas! E alimentos "irresistíveis" não devem entrar em casa. Deixe para saboreá-los em restaurantes bem chiques em ocasiões especiais.

- Por tédio. À noite, em frente à TV, quem está entediado, ao ver aquele comercial de sobremesas, pode ser induzido a procurar comida para se animar.
Como resultado, enquanto assiste ao programa, acaba mastigando sem parar. Tomar a decisão de só comer na cozinha ou na sala de jantar, sentado à mesa pode redirecionar esse impulso. E quem não consegue ver TV sem sentir vontade de comer aquilo que é anunciado, é melhor desligar o aparelho...

- No corre-corre. Preparar com antecedência um rápido e nutritivo café da manhã é uma estratégia que pode substituir o ato de pegar um biscoito e sair correndo para os compromissos. Uma fruta, um iogurte desnatado, uma fatia de pão podem ficar à espera, na mesa. Não é fácil corrigir hábitos alimentares. Eles são difíceis de esquecer e mais ainda de modificar, especialmente aqueles que nos encorajam a usar comida como substituto de felicidade e auto-satisfação. Mas vale a pensa persistir.

Você engorda se usar a comida como...

Conforto:
"Estou me sentindo tão triste e só; preciso comer um docinho".

Alívio do estresse:
"Vou mastigar alguma coisa para me acalmar".

Prêmio:
"Passei no teste! Vamos comer para celebrar".

Intercâmbio social:
"Se você repetir a sobremesa, repito também".

Hábito:
"Hora do jantar; estou sem fome, mas vou comer assim mesmo".
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário