Cheiro e Memória

Sempre que sinto o cheiro de madeira queimando me lembro da casa da minha Vó materna. Ela sempre viveu numa fazenda, uma vida da roça mesmo, plantar, criar galinhas, tirar leite de vaca e cozinhar em fogão de lenha, assim foi a vida dela, até o fim.
Uma coisa que eu adorava, era ir dormir na casa dela, que nem luz eletrica tinha, usavamos lamparina, de manhã acordavamos ao som de varios passaros cantando. O cheiro de lenha sendo queimada, dava uma sensação tão boa, de paz, felicidade.
E as comidas preparadas nesso fogão, ficavam com um gostinho que não tem igual, feitas em panelas de ferro.
Eu daria tudo para poder sentir isso de novo, pra reviver aqueles momentos de novo, nem que fosse só por uns segundos.
Por que sempre lembramos de algo quando sentimos um cheiro familiar?

Isso se chama Memoria Olfativa o olfato é o mais direto dos nossos sentidos, seu efeito é imediato e não existe falta de memória em relação aos odores.
A memória olfativa reconhece o cheiro e imediatamente comunica ao corpo o seu significado resgatando as emoções que foram associadas a ele no passado e que geraram a memória. Nela armazenamos as informações passadas pelos mais de 10 mil diferentes cheiros.
A memória olfativa é individual, formada por nossas experiências pessoais somadas a fatores geográficos e culturais do local em que vivemos.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário