Gorduras Trans

Termina hoje o prazo para que as empresas ajustem os rótulos de alimentos à norma da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) sobre rotulagem nutricional (resoluções nº 359 e 360 de 2003). Uma das novidades é a obrigatoriedade de informar a quantidade de gordura trans, além do valor energético, carboidratos, proteínas, gorduras totais, gorduras saturadas, fibra alimentar e sódio.

A gordura trans é obtida depois que os óleos vegetais são submetidos a um procedimento químico chamado hidrogenação, é adicionado hidrogênio em óleos vegetais e este se solidifica, há um movimento bastante radical no interior da estrutura molecular da gordura.

As principais fontes de gordura trans são a margarina, sobretudo a vendida na forma de tablete, as massas prontas para o consumo e os lanches fritos. A margarina em tablete é normalmente usada em recheios de bolachas, em salgadinhos, tortas e bolos. Quanto mais dura é a margarina, maior a concentração de gordura trans.

A gordura trans pode ser mais prejudicial do que a saturada já que altera o metabolismo lipídico, elevando os níveis de LDL-colesterol (o colesterol ruim) da mesma forma que uma dieta rica em gordura saturada, provocando riscos semelhantes de desenvolvimento de doenças cardiovasculares.

Portanto gente, vamos ficar espertos e só comer alimentos saudáveis, o que não é natural, deve ser consumido ao mínimo ou nunca.

E para quem gosta de margarina no pão, que tal trocar pelo requeijão? Pode ser uma geléia também, mas ainda temos outras opções queijos branco, presunto magros. Ou então podemos redescobrir o saber de um pãozinho quentinho e puro!

Fico aqui pensando, no meu tempo de moleca, a gente comia batata doce, café com angú, milho cozido entre outras coisas nos lanches. Acho que vou voltar a comer essas coisas boas e saudáveis. ;)

Ah sim, mudei o template, me digam o que acharam ( mas não tô nem ai para quem não gostar )

Hoje ó: Photobucket - Video and Image Hosting
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário