Sou especial !!!

Para quem não sabe, sou deficiente auditiva, não costumo dizer que sou surda, pois eu escuto os sons, as vozes, porém não determino, ou não entendo. Coisa normal em pessoas que tem perda neurosensorial.
A foto é dos meus aparelhos.
Definição de perda auditiva neurosensorial de acordo com o site Gaes
Também conhecida como perceptiva. Ocorre no ouvido interno. devido à deterioração de umas terminações nervosas denominadas células ciliadas, que conduzem os impulsos sonoros até ao cérebro. Este tipo de perda pode ser congênita ou hereditária, mas o mais frequente é que ocorra gradualmente com a passagem dos anos, o que se conhece como presbiacúsia.
A maior parte dos casos não tem solução médica nem cirúrgica, mas é conveniente ir sempre ao médico especialista.
As frequências agudas são as mais afectadas numa perda neurossensorial; frequentemente, existem grandes problemas para diferenciar as consoantes, especialmente o f, o s e o z. Tem-se a sensação de "ouvir mas não perceber". Também custa ouvir a campainha do telefone ou da porta. A adaptação de um aparelho pode restaurar a audição de acordo com as necessidades de cada usuário..
Viagem ao interior do ouvido

A perda foi progressiva, começou aos poucos, quando tinha uns 8 ou 9 anos, piorou  depois dos 20 anos. Nunca soube o que causou a perda.
Sempre tive uma vida normal, estudei em escolas normais, fui aprendendo a fazer leitura labial com a prática, aliás é o método que uso para conversar com as pessoas.
Já usei aparelho na adolescência, mas devido a motivos de força maior, não pude fazer a fonoterapia.
No meu caso, usar o aparelho e não fazer fonoterapia não funciona, tem que ser as duas coisas juntas.
Hoje paro por aqui, senão o post fica cansativo. No próximo narro a saga que foi para conseguir os atuais aparelhos que estou usando.
Não percam o próximo e emocionante episódio... rsss

10 comentários:

  1. Oiê! Já passei por aqui! Bjsss

    ResponderExcluir
  2. Eu não conhecia sua história, apesar de saber que vc era deficiente auditiva. Imaginei que fosse congênita. E gostei muito das informações que vc já postou.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Já avisei, treina pq vou te ligar hein

    ResponderExcluir
  4. Que maneiro, Flávia, e agora tu vai ouvir tudo direitinho ? Tu vai usar os dois aparelhos ? São rosas mesmo ? Lindos ! E pode entrar na água ? Beijos !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hanny os aparelhos são cor de pele, deve ter ficado rosa por causa do fundo vermelho que usei. E não pode deixar cair água, pq é um equipamento eletrônico.

      Excluir
  5. Ei, vc voltou!! Eu tentei voltar ano passado mas não deu certo... um dia tomo coragem de novo!
    Minha mãe tbm tem esse problema. De um dos ouvidos a perda já é muito grande, não tem mais o que fazer, mas no outro ela está usando aparelho, igual a você. O caso dela foi de idade mesmo, mas acentuou a perda devido a uma outra doença q ela tem.
    Vou adorar te conhecer melhor! Bjos.

    ResponderExcluir
  6. Que bom que você voltou. Nunca me conformei de vc ter parado pois escreve bem e tem boas idéias.
    Qt à sua deficiência acho que vc já transpos a pior fase que a do aprendizado em escolas. Eu tive uma aluna que conseguiu acompanhar a turma sem dificuldade aparente: Luiza.O pior de tudo é não poder Elvis, isso sim é triste!Seja bem vinda de novo

    ResponderExcluir
  7. Flávia,
    Não sabia. Minha mãe só tem um ouvido, ou melhor um já nasceu fechado, então ela escuta muito pouco. É assim mesmo, algumas letras e sons ela tem mais dificuldade de assimilar. O telefone toca ao lado dela e ela nem escuta. Mas não quer usar o aparelho no outro ouvido. Mas quero saber mais da sua experiencia em usar aparelhos. E como foi a saga.
    Beijos
    Adriana

    ResponderExcluir
  8. Ler lábios é como ter um super-poder. Deve ser legal saber o que as pessoas estão dizendo há 10 ou 15 metros de distania. A gente pode saber se estão falando mal de vc. Assisti um episódio de Seinfeld que brinca com isso. Ele chama uma amiga surda pra descobrir se um amigo dele está falando mal. Bem legal.
    .
    ulissesn.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Anônimo11:46

    Flavia, o que importa é que, apesar de não conseguir identificar os sons, tira isso de letra. Gostei muito de tomar conhecimento disso.
    Beijoquitas
    Yvonne

    ResponderExcluir