Jogos Pataxó agitam Coroa Vermelha


A aldeia indígena da Coroa Vermelha, em Santa Cruz Cabrália, sul da Bahia, receberá a 10ª edição dos Jogos Indígenas Pataxó até terça-feira (20). Os jogos reunirão cerca de 400 atletas, com apoio da Secretaria de Cultura da Bahia (Secult).

Para o coordenador do Núcleo de Culturas Identitárias da Secult, Hirton Fernandes, a secretaria desempenha um papel estratégico e politicamente articulado com outras secretarias e o Ministério da Cultura, para promoção das culturas indígenas.

“No âmbito do Governo da Bahia, a Secretaria de Cultura tem um papel especial em focalizar e apoiar o desenvolvimento e o fortalecimento das culturas dos povos indígenas da Bahia”.

Por intermédio da Secult, 47 indígenas estarão participando dos jogos, com garantia de hospedagem. “São homens e mulheres que vêm de diversas comunidades indígenas da Bahia e que irão disputar diversas modalidades dos Jogos”.

Os atletas de quatro etnias indígenas, Pataxó, Pataxó Hãhãhã, Tupinambá e Kiriri, disputarão as modalidades de arco e flecha, arremesso de takape, luta corporal (Patiw Miwka’ay), Zarabatana, Corrida Rústica, Corrida com Chocalho (Maraká).

Mais Cabo de Guerra, Canoagem, Natação e Corrida com Tora. Todas as modalidades são disputadas por homens e mulheres, durante os cinco dias de competição.

Durante os jogos, haverá mostra cinematográfica gratuita, a partir deste sábado (17), sempre às 19h, no Museu Indígena, localizado na Praça do Cruzeiro, na Aldeia da Coroa Vermelha. O espaço será aberto aos participantes dos jogos e aos visitantes.

Um comentário:

  1. Bela foto.Uma das boas coisas do lugar onde vc mora é poder usufruir da cultura indígena tão forte por aí.

    ResponderExcluir